GRÊMIO
ESTUDANTIL
GRÊMIOS ESTUDANTIS
Entidade que representa o conjunto dos estudantes de uma mesma escola do ensino fundamental, médio ou técnico. O Grêmio possibilita a discussão sobre os problemas gerais ou específicos das instituições de ensino, desenvolvendo as lutas dos estudantes, assim como promovendo sua interação por meio de atividades culturais e acadêmicas. Representa os estudantes de cada escola nos fóruns gerais do movimento estudantil secundarista e promove o diálogo com as entidades gerais (Uniões Estaduais e UBES). Realizam eleições anuais e também assembleias gerais.
FUNDE SEU GRÊMIOS ESTUDANTIL
PASSO 1
O grupo interessado em formar o Grêmio, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembléia Geral.
PASSO 2
A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da Assembleia. Nesta reunião, decidem-se o nome do Grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL.
PASSO 3
Os alunos se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas idéias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.
PASSSO 4
A Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO. A contagem é feita pelos representantes da comissão, acompanhados de representantes de cada chapa e, eventualmente, dos coordenadores pedagógicos do Núcleo Regional. No final da apuração, a Comissão Eleitoral deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.
PASSO 5
A Comissão Pró-Grêmio organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio. A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo. A diretoria do Grêmio entra em contato com a UPES e faz o cadastro da entidade na rede do movimento estudantil.