• Redação UPES

A Avaliação Diagnóstica Paraná estava marcada para ocorrer no dia de hoje foi cancelada!

A Avaliação Diagnóstica Paraná estava marcada para ocorrer no dia de hoje foi cancelada!


Nesta quarta-feira, dia 9 de junho, estava prevista a realização da Avaliação Diagnóstica Paraná, a qual é responsável por avaliar o ensino e aprendizagem dos estudantes secundaristas da rede estadual de ensino. Segundo relatos, recebidos dos estudantes, houve a dificuldade em realizar a prova, devido a sobrecarga da plataforma desenvolvida para este fim, impossibilitando a execução da prova, o que por conseguinte levou ao seu cancelamento e ao desgaste mental daqueles que optaram pela realização da mesma, uma vez que, os estudantes passaram todo o período da prova tentando acessar a plataforma, sem que houvesse um posicionamento concreto da Secretária de Educação em relação às medidas que deveriam ser tomadas pelas Instituições. De acordo com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - CAEd, os múltiplos acessos simultâneos desestabilizaram o sistema implementado e criado por eles, gerando assim, a sobrecarga do mesmo.

O ocorrido mostra a incapacidade de organização da equipe gestora comandada pelo Renato Feder, secretário de educação, e o quão falho foi a realização desta prova. Desde do inicio a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas se posicionou contrária a realização desta avaliação. Com a pandemia inúmeras situações precisam ser levadas em conta, como por exemplo a falta de equipamentos para assistir às aulas, condições precárias de estudos, a saúde mental dos estudantes, falta de merenda e etc. As prioridades já não são mais as mesmas, mais de 4 milhões de estudantes evadiram das escolas (segundo dados do Instituto Datafolha).

São milhares de estudantes sem acesso à internet, milhões de estudantes que abandonaram as escolas, milhões de estudantes em condições precárias de estudos. A prioridade precisa ser dar acesso e auxílio a esses estudantes, este formado de avaliação não dialoga com as necessidades e nem a realidade dos discentes. Nós não somos somente números, somos milhares de estudantes que lutam por acesso, educação, merenda, vacina dos profissionais da educação, somos milhares de estudantes e queremos ser ouvidos!

A educação que queremos precisa de investimento e valorização, essa tentativa falha de avaliar o ensino paranaense não chega nem perto da realidade das escolas, mas expõe mais uma vez o descaso do governo para com os estudantes. A UPES se coloca na linha de frente em relação à luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e que todas e todos tenham acesso pleno à essa educação.




17 visualizações0 comentário