• Redação UPES

Clube de Ciências - Projeto de estudante do IFPR Assis Chateaubriand


Por Letícia Fernanda/ Redação UPES


Paula Manuella Vital Barros é aluna do curso de Licenciatura em Ciências biológicas do IFPR, e desenvolveu no ano de 2019 o projeto "Clube de Ciências conduzido por licenciando em Ciências Biológicas em escola pública de Assis Chateaubriand" o qual tinha como supervisora a Professora Rosimeire Magnoni e Coordenadora Karina Espartosa.


Este projeto foi implantado no Colégio Padre Anchieta no início do mês de Abril de 2019, onde os alunos inscritos tinham aulas nas quartas-feiras das 13h às 15h, as quais aconteciam no laboratório de ciências do Colégio.


O objetivo geral foi ampliar o conhecimento dos estudantes do ensino médio com relação à microscopia, vidrarias e manutenção de materiais, colaborando também para o aprendizado na produção de relatórios de aulas práticas. Aos poucos, e com a realização de alguns testes, as aulas práticas relacionadas ao conteúdo de biologia foram introduzidas, até conseguirem dar início ao Clube de Ciências.


Os estudantes que participam do projeto se tornam aptos para manusear microscópios, vidrarias e produzir relatórios. Este projeto também colaborou profissionalmente para a bolsista Paula, a qual relata: “Este projeto me mostrou a realidade dentro da sala de aula, como futura Professora de Biologia, me ensinou como é o cotidiano de um professor, contribuiu massivamente para minha formação aperfeiçoando minha didática com os alunos”.


Após 18 meses de projeto, pôde-se perceber que os estudantes demonstraram mais interesse nas aulas de biologia, além de despertar neles a vontade de conhecer e estudar no IFPR.


Este é um dos muitos projetos que mostram a importância do investimento na ciência, pesquisa e em uma educação pública, gratuita e de qualidade.


E você? Tem algum projeto que gostaria de ver na página da UPES? Entre em contato pelas redes sociais e ajude a construir a comunicação Secundarista no Paraná.


Sobre a autora: Letícia Fernanda de Abreu é estudante de técnico em alimentos integrado ao ensino médio pelo IFPR Campus Colombo, feminista e presidenta da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Colombo, conduzindo o movimento estudantil na cidade. Pretende prestar vestibular para jornalismo no próximo ano. Ama animais, adora dançar, escrever, falar em público, desenvolver projetos e nas horas vagas curto um pagodinho. Instagram: lele_fernanda03.

Dica da UPES: O Documento Nacional do Estudante garante que você pague meia entrada em eventos esportivos e culturais como teatro, museus, shows e estádios. Clique na imagem e solicite já a sua carteirinha estudantil.


76 visualizações

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR