• Redação UPES

Congresso histórico da UPE reúne diversas autoridades políticas.

Resistência Estudantil em meio ao Caos governamental, "Para que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome" é o tema do 47° CONUPE.



Roberto Requião, Izabela Marinho e Ricardo Marcelo / Foto: Leonardo Costa

Ontem (12), na cidade de Curitiba-PR, aconteceu a abertura do 47° Congresso da UPE, União Paranaense dos Estudantes. O evento marca os 80 anos da entidade, a qual zela pela manutenção das diretrizes educacionais e ampliação dos direitos ao todo corpo acadêmico das universidades. Nessa abertura, comemora-se também os 100 anos do Palácio dos Estudantes, local característico de lutas e reivindicações pela maximização das liberdades de ensino e garantia da efetivação legislativa em prol dos estudantes paranaenses.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura autoridades como o ex-Senador e ex-governador Roberto Requião, Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, Reitor da Universidade Federal do Paraná, o presidente da União Nacional dos Estudantes Iago Montalvão, bem como vereadores, sindicalistas, apoiadores sociais das causas estudantis e estudantes oriundos dos diversos territórios do estado do Paraná.


Dr Zequinha Diretor UPE de 1967 na abertura do CONUPE / Foto: Eduardo Myatazk



Em vista da grandiosidade do evento, a atual presidente da UPE, Izabela Marinho, afirma que: " foi um momento muito especial e emocionante abrir o 47° CONUPE, há muito tempo não conseguíamos ter uma uma mesa de abertura com tantos estudantes e autoridades sociais, DCE´s, Centros Acadêmicos, moradias estudantis, sindicatos, os quais reconhecem a importância da União Paranaense dos Estudantes e seus 80 anos". Ainda, Izabela compartilha que suas expectativas para esse último congresso, como presidente, são em vistas dos enraizamentos que a entidade conquistou com muita qualidade, sendo prova desse trabalho a quadruplicação no número de participantes do evento, em comparação com os anos anteriores. Por fim, a presidente enfatiza que esse evento é o reconhecimento social da forma de luta estudantil e de sua força motora revolucionária, atribuindo que todo indivíduo se considere como um verdadeiro tsunami. O Congresso acontece durante esse final de semana da UFPR - Campus Rebouças e a programação pode ser encontrado no site da Play Eventos / UPE.

Iago Montalvão (UNE) e Wellington Tiago (UPES) / Foto: Paulo Sérgio Vieira


O CONUPE acontece até domingo e a programação você pode encontrar pelo link: www.eventosplay.com.br/conupe. Participe!


Por Eliza Dala Costa

84 visualizações

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR