• Redação UPES

Em meio a crise do coronavírus, MEC divulga edital do Enem 2020. 

Em meio à crise do coronavírus, que suspendeu as aulas de mais de 38 milhões de alunos da rede pública, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 31, as regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Este ano a prova será aplicada nas versões impressa e digital — o candidato deve escolher o modelo no momento da inscrição. Mesmo com as alterações no ano letivo dos estados (no Paraná, por exemplo, as aulas estão previstas para retornar até o final de abril), as datas das provas foram mantidas: 11 e 18 de outubro para quem optar pelo online, e 1ª e 8 de novembro para os que preferirem os cadernos de questões. A Taxa de inscrição continua sendo 85 reais.

Em seu Twitter, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, insistiu que os estudantes continuem a se preparar, “ainda que em casa”. O presidente da UPES ressaltou: "nem todos os estudantes tem condições de estudar em casa, pois não possui acesso a computador ou internet, o MEC esquece dessas realidades", disse Wellington Tiago. PROVA DIGITAL

As inscrições para a prova digital estão limitas a 100 mil participantes, o dobro do previsto pelo MEC no meio do ano, quando o projeto-piloto foi anunciado. O plano do ministério é que, até 2026, o exame seja completamente online — medida que exige investimentos e ajustes consideráveis no sistema educacional, já que muitos estudantes e escolas não tem acesso a computadores e internet banda larga.

Confira, abaixo, o cronograma do Enem 2020: - Justificativa de ausência no Enem 2019 e solicitação da isenção da taxa de inscrição: 6 a 17 de abril - Divulgação dos resultados: 24 de abril - Inscrições: 11 a 22 de maio - Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio - Aplicação: Enem digital – 11 e 18 de outubro; Enem impresso – 1º e 8 de novembro - Horário: abertura dos portões às 12h; fechamento às 13h; aplicação às 13h30; término das provas do 1º dia: 19h; término das provas do 2º dia: 18h30.

TAXA DE INSCRIÇÃO: 85 Reais.

Por Maria Clara Vieira, Portal Veja. Adaptado por Imprensa UPES.

164 visualizações

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR