• Redação UPES

"Escrito por Elas" - projeto de incentivo a leitura do IFPR campus Jaguariaíva


Por Letícia Fernanda/ Redação UPES



Dentre os inúmeros projetos de pesquisa e extensão existentes no IFPR, encontram-se muitas atividades com o tema “Mulheres”, os quais trazem debates como gênero, empoderamento, mercado de trabalho, etc. Um desses projetos acontece no campus Jaguariaíva e é denominado “Escrito por Elas”.


A maioria dos autores conhecidos e citados no mundo acadêmico são homens, mesmo que muitos feitos históricos tenham sido protagonizados por mulheres, como Marie Curie que conduziu importantes pesquisas no ramo da radioatividade, e foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes.


O “Escrito por Elas” tem por intuito ampliar a visibilidade de mulheres artistas, bem como incentivar a leitura e o uso de bibliotecas. Izabelle Mauricio é bolsista do projeto e conta com o apoio de Lisandra Nadal, assistente de biblioteca, e Rodolfo Caversan, professor de física do campus, que compactuam com as ideias apresentadas.


Juntos, realizam encontros na biblioteca do IFPR campus Jaguariaíva, onde realizam leituras de trechos e discussões baseadas nos livros selecionados. Também conversam sobre o papel da mulher na sociedade, e as incentivam a serem protagonistas de suas vidas.


Izabelle conta que no projeto, realizaram encontros com escritoras brasileiras, como Luísa Cristina dos Santos Fontes e Franciele Macedo. “A Luíza foi ao campus nos visitar, passou uma tarde conosco tomando café, e nos trouxe diversos exemplares de seus livros, tanto para o acervo do IF, quanto para a estante “Pegaí” que fica no Campus.” diz ela.


Em 2019 ela participou da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – Ficiencias, que é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências (saiba mais em ficiencias.org), e recebeu a premiação de segundo lugar no quesito “Perspectiva social- Desenvolvimento sustentável”.


O projeto estaria promovendo um concurso de declamação de poesias, tendo como tema “Mulheres”, como homenagem ao mês da mulher. Porém, com a pandemia de Corona Vírus, o evento teve de ser cancelado.


Quando questionada sobre o impacto do projeto em sua vida, Izabelle respondeu: “Desde sempre fui muito ligada à leitura, mas só através das atividades desempenhadas pude notar que isso não é coletivo, porque muitas pessoas sequer conseguem ler um livro ao ano. Também notei que a área literária (independente do gênero) é muito machista, e mal encontramos espaços para escritoras mulheres em nossas estantes”. Ela também conta que teve oportunidade de conhecer novos lugares, e se relacionar com pessoas além do seu próprio círculo de amigos. “Mais que me relacionar, pude fazer algo pelas pessoas: incentivar a leitura!”


E você? Gosta de ler? Tem espaço para mulheres na sua estante?


Sobre a autora: Letícia Fernanda de Abreu é estudante de técnico em alimentos integrado ao ensino médio pelo IFPR Campus Colombo, feminista e presidenta da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Colombo, conduzindo o movimento estudantil na cidade. Pretende prestar vestibular para jornalismo no próximo ano. Ama animais, adora dançar, escrever, falar em público, desenvolver projetos e nas horas vagas curto um pagodinho. Instagram: lele_fernanda03.


Dica da UPES: O Documento Nacional do Estudante garante que você pague meia entrada em eventos esportivos e culturais como teatro, museus, shows e estádios. Clique na imagem e solicite já a sua carteirinha estudantil.


74 visualizações

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR