• Redação UPES

Instituto Federal do Paraná produz máscaras para secretarias de saúde

Atualizado: Abr 7

A produção está sendo feita por professores do Campus Palmas do IFPR.

Professores do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estão trabalhando na produção de máscaras em impressoras 3D para profissionais da saúde. O objetivo é ajudar na prevenção ao novo coronavírus.


A primeira remessa de equipamentos produzidos já foi entregue à Secretaria de Saúde de Mangueirinha. De acordo com um dos professores integrantes do projeto, Jean Gentilini, a ideia é equipar os profissionais que atuam no atendimento durante a Campanha de Vacinação contra a gripe e também a pacientes com suspeita de doenças como a Covid-19.


Segundo ele, o IFLab tem capacidade de produzir de 10 a 15 suportes para máscaras por dia. Utilizando um modelo disponibilizado na Internet, as máscaras são feitas com impressoras 3D que usam filamentos poliméricos conhecidos como ABS e lâminas de acetato para a proteção facial.


Todo o trabalho é realizado no IFLab do Campus Palmas, espaço criado em 2016, para o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de robótica e ensino-aprendizagem, com projetos utilizando madeira, metal, impressão, corte e prototipagem, com a oferta de cursos para estudantes do próprio Campus e também da rede estadual de educação.

Por Guilherme Zimmermann do Portal RBJ.



Dica da UPES: O Documento Nacional do Estudante garante que você pague meia entrada em eventos esportivos e culturais como teatro, museus, shows e estádios. Clique na imagem e solicite já a sua carteirinha estudantil.


0 visualização

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Desenvolvido por PLAY comunicação

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR