• Redação UPES

Nota da UPES contra o Ensino a Distância da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEED)




A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas(UPES), entidade máxima de representação dos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular, vem através desta, se posicionar contra o decreto do Governo do Estado e da Secretaria da Educação e do Esporte (SEED) para o ensino a distância (EAD) aos estudantes da rede pública estadual. Na semana passada o secretário da educação Renato feder, juntamente ao governo do Estado, lançou um decreto formalizando o ensino à distância para as escolas públicas estaduais. O texto estabelece que o EAD será oferecido através do aplicativo aula Paraná e também por canais de televisão e os conteúdos serão aplicados por professores que forneceram as aulas por vídeos, imagens e textos, o projeto idealizado pelo secretário de educação é muito bonito e inovador mas na prática não garante a qualidade pedagógica, o acesso de todos os estudantes ao sistema e expõe os estudantes a situações inadequadas, como conteúdos pornográficos. O EAD nas escolas públicas foi uma decisão muito precipitada pois não comunicou entidades escolares, sindicato e entidades estudantis, sabemos que cada direção escolar precisa avaliar as condições para implementar um projeto como esse, pois, os professores não recebem uma formação para categoria EAD. Muitos estudantes não tem as ferramentas mínimas para estudar, na realidade em que vivemos há escolas que faltam livros e giz e nas casas internet e computador, há muitos estudantes que precisam de um instrutor e atualmente não há qualquer tipo de suporte para os mesmos, o aplicativo não apresenta nenhum recurso para um aluno com deficiência auditiva, deficiência visual, autismo ou déficit de atenção, tendo em vista que e necessário incluir os mesmos e não simplesmente excluí-los, por outro lado vemos mais uma vez a face do secretário da educação.


Vale ressaltar que cerca de 30% da População do Paraná não tem acesso a internet, 33% não possuem computador, 15% não tem televisão, 30% dos estudantes da área rural e urbana não possuem telefone celular, para além disso o sistema não foi pensando para estudantes do ensino técnico que tem uma grade curricular diferenciada do ensino regular, já para os alunos do EJA que seguem um calendário totalmente diferente foi recomendado que os mesmos assistam as aulas do ensino médio, porém, esses não conseguem acompanhar as matérias fornecidas aos estudantes do ensino médio normal devido a diferença de conteúdos. Por isso, continuaremos na defesa incansável do direito e acesso a educação para que nenhum estudante seja prejudicado e muito menos reprovado nesse período letivo, seja por frequência ou nota, mesmo após a crise do Covid-19, pois somos favoráveis ao cancelamento do calendário escolar para que no decorrer possa acontecer a retomada a retomada das aulas e a reposição.






Dica da UPES: O Documento Nacional do Estudante garante que você pague meia entrada em eventos esportivos e culturais como teatro, museus, shows e estádios. Clique na imagem e solicite já a sua carteirinha estudantil.


© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Desenvolvido por PLAY comunicação

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR