• Redação UPES

Boicote à Prova Paraná





A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, entidade máxima de representação dos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular, vem através desta, se posicionar contra a Prova Paraná, a primeira edição acontece no próximo dia 18 de Fevereiro, e convocamos todos os estudantes para boicotar essa fraude. Segue a nota oficial da entidade:


"No dia 18 de Fevereiro acontecerá em todas as escolas estaduais a 1° Edição da Prova Paraná, nesta edição será aplicada a avaliação para todas às séries. Pedimos a todos os estudantes para que boicotem essa prova fraudulenta, que não mede de fato o real saber dos estudantes, mas visa aplicar uma avalanche de questionários que não se soma na formação cidadã dos mesmos, a Prova Paraná por si só é uma farsa.

A quem interessa essa prova? Com certeza não aos estudantes, uma vez que será aplicada com apenas 10 dias letivos, sem haver pelos menos um preparo de todo o corpo estudantil, os números que a Secretaria de Educação almeja, não somam na formação do futuro dos jovens do ensino médio que tem como prioridade e determinação, estudar e se preparar para o vestibular, e também não contribuem para os estudantes do ensino fundamental, que anseiam por conhecimento, não conhecimento raso, mas sim algo profundo que contribua lá na frente.

O Boicote à Prova Paraná não é apenas um ato de revolta, mas também um grito de socorro, para um olhar mais fixado e filtrado para a qualidade da educação pública do nosso Estado, não alcançaremos às grandes margens de resultados se não tivermos em nossas escolas uma estrutura que nos dê o conforto de uma educação inclusiva e emancipadora, não teremos aprendizado se nossos professores não tiverem formação continuada casada com a realidade de cada comunidade.

É preciso avaliar sim! Avaliar a carteira da sala de aula, a merenda da cantina, os livros da biblioteca e os laboratórios das escolas, se esses estiverem conectados com nosso futuro, nosso conhecimento não estará ultrapassado e nossas notas se somaram aos anseios de nossos sonhos, até que isso não seja avaliado, essa prova, meu Paraná, não mede nosso conhecimento."


Orientação a UPES aos estudantes.

959 visualizações

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR