• Redação UPES

NOTA EM APOIO AOS TRABALHADORES DA FAFEN E A GREVE DOS PETROLEIROS 

André Cavalheiro, Tesoureiro da UPES

É de conhecimento de todos a importância que as grandes refinarias e fábricas ligadas a Petrobrás possuem em nosso país. Dessa forma, a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, entidade que luta pelos direitos dos estudantes e também dos trabalhadores, reafirma seu apoio à essa classe tão importante em nosso país.

É um ato de coragem e amor pelo Brasil defender nossas estatais, diante de um governo neoliberal que visa vender nossas indústrias e nossas riquezas a fim de agradar o mercado exterior. Com a Petrobrás não é diferente.

Na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba, está localizada a FAFEN - Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, a Fafen, responde 7% de todo a produção de fertilizantes do país, emprega mais de mil trabalhadores, podendo chegar a três mil indiretos.

A importância dessa fábrica para o município é clara, com o fechamento pode-se perder 10 milhões da economia anual, e também há uma importância muito grande para os estudantes de Araucária: o passe livre estudantil.

Na cidade, os estudantes secundaristas possuem o passe livre, fruto de um subsídio que a Petrobrás faz ao transporte coletivo, e o passe livre benefícia mais de 15 mil estudantes garantindo dessa maneira o acesso de milhares de jovens à educação, lazer e cultura.

Nós, do movimento estudantil mais uma vez estaremos ao lado dos trabalhadores, é preciso que estejamos atentos a projetos como esse de desmonte de nossas estatais para que juntos possamos defender a soberania do nosso país!

136 visualizações

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR