© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Desenvolvido por PLAY comunicação

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR

  • Redação UPES

#OSulDoParanáVoltou: eleita diretoria da UMES de União da Vitória



No dia 30 de novembro de 2019, por volta das 08h00 às 18h00, ocorreu em União da Vitória, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Campus da dita cidade, o Congresso Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória (COMESUVA), responsável por aprovar o estatuto, eleger a diretoria e deliberar sobre a refundação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória, reativação realizada dois anos após um período de inatividade, e que reuniu cerca de 50 delegados de 8 colégios estaduais, 1 colégio privado e 1 colégio federal.


O evento começou com a mesa de abertura que contou com a presença do Diretor de Comunicações da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Leonardo Costa; da Professora Cybelle Martins de Lara Cardozo, professora de sociologia da unidade, coordenadora do projeto de ensino: “Movimento Estudantil: O que eu tenho a ver com isso?” e socióloga formada pela Universidade Federal do Paraná; da Presidenta do Grêmio Estudantil do IFPR - Campus União da Vitória, IFPRotagonistas, Marcella Baziuk; do representante de base da UPES em União da Vitória, Vagner Luis Carneiro de Campos; e com as duas organizadoras chefes do Congresso, Ana Clara de Oliveira Bona e Caroline Kuckla. Em sucessão, houve uma dinâmica onde os representantes de cada instituição de ensino puderam compartilhar com os presentes a realidade de cada escola. A tarde, houve a aprovação do Estatuto que regirá a entidade; aprovação de monções que guiarão a nova gestão da UMES UVA; e eleição da Diretoria Executiva e Plena da UMES UVA.




Sobre a história da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória VA


A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória foi fundada na década de 1960, sendo responsável por importantes atos de resistência à Ditadura Civil Militar, regime de exceção que compreendeu o Brasil durante os anos de 1964 à 1985, período qual cidadãs e cidadãos tiveram seus direitos democráticos de liberdade privados. Atos estes que eram liderados pela UVES - União Vitoriense dos Estudantes Secundaristas -, nome da entidade local da época. O Colégio Estadual Túlio de França, escola tradicional e primeira de União da Vitória, foi responsável por abrigar a entidade e os principais estudantes que compuseram sua diretoria executiva. Em um dos movimentos, os diretores da UVES quiseram fundar em União da Vitória, a União Trabalhista Estudantil, entidade que não conseguiu ser fundada devido a invasão de militares no seu congresso de fundação, uma vez que neste estavam presentes “comunistas da UPES”, conforme narra a imprensa local da época. Na década de 2010, a UMES de União da Vitória retorna com uma nova página, sendo denominada UMES UVA. Durante a primavera secundarista de 2016 foi uma das importantes mobilizadoras para as ocupações em União da Vitória e região. Entrou em período de inatividade em 2017, meados de 2018, devido a ausência dos membros responsáveis. Durante sua última gestão chegou a controlar a Biblioteca Popular do Contestado, espaço que, além de servir de sede para a entidade, também abrigava um acervo com centenas de livros e era um espaço descontraído para reunir os estudantes secundaristas de União da Vitória para realização de saraus e demais eventos culturais. Agora, em 2019, com a refundação, a entidade retorna com a diretoria totalmente repaginada e novas promessas para sua gestão em 2020, principalmente em tempos como estes, qual a educação é atacada por todas as esferas governamentais: municipal, estadual e federal. A UMES UVA promete atuar em defesa da educação, do direito dos estudantes e de acesso à escola, para que estes estejam assegurados conforme diz a Constituição Federal de 1988.


Sobre União da Vitória


A cidade de União da Vitória é a capital regional sul do Paraná, que compreende sua influência nos municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e Mallet. Conhecida pelo seu histórico da Guerra do Contestado, tem 15 escolas estaduais, 4 escolas privadas, 1 campus do Instituto Federal do Paraná, 1 campus da Universidade Estadual do Paraná e 2 universidades privadas. Segundo o censo demográfico de 2010, possui 52 mil e 735 habitantes, sendo o 32° município mais populoso do Paraná. É uma cidade historicamente importante para o desenvolvimento regional, e, principalmente para a educação e movimentos sociais, uma vez que, durante toda sua trajetória os municípios do sul paranaense e norte de Santa Catarina, se deslocam para União em busca de trabalho e estudos. Os principais movimentos sociais e de resistência nesta mesma região se deu início em União da Vitória.



Nova diretoria/ Foto: UMES UVA


Conheça a nova diretoria:


A nova diretoria eleita é composta por uma pluralidade imensa de vários estabelecimentos educacionais da cidade:

Presidente: Vagner Luis Carneiro de Campos. Vagner é estudante do 1° ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFPR - Campus União da Vitória. É representante de base da UPES em União da Vitória e militante desde a primavera secundarista, onde acompanhou as ocupações em seu colégio.


Vice-presidenta: Ana Clara de Oliveira Bona. Ana Clara é estudante do 3° ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFPR - Campus União da Vitória. É militante da União da Juventude Socialista e participa de Grêmios Estudantis desde 2017.


Secretária Geral: Caroline Kuckla, estudante do 1° ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFPR - Campus União da Vitória.


Tesoureira Geral: Marcella Baziuk, estudante do 3° ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFPR - Campus União da Vitória.


Diretora de Cultura: Lara Elena de Oliveira Bona, estudante do 8° ano do ensino fundamental integral do Colégio Estadual Túlio de França.


Diretora Social: Nathália Vitek, estudante do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual José de Anchieta.

Diretor de Comunicações: Lucas Zapotoczny, estudante do 2° ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFPR - Campus União da Vitória.


Diretor de Grêmios Estudantis: Gabriel André Wagner, estudante do 2° ano do Colégio Estadual Astolpho Macedo de Souza.


Diretora de Direitos Humanos: Camily Sobral, estudante do 8° ano do ensino fundamental integral do Colégio Estadual Túlio de França.


Diretora do Meio Ambiente: Cauane Beatriz, estudante do 1° ano do curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio do IFPR - Campus União da Vitória.


Diretor Jurídico: Alexandre Alves de Almeida e Silva, estudante do 2° ano do Colégio Estadual Astolpho Macedo de Souza.


Diretor de Saúde: Marlon Cleverton Lopes, estudante do 1° ano do ensino médio do Colégio Estadual Judith Simmas Canellas.


DIREÇÃO PLENA:


1° Tesoureiro: Cristian Ryan Pereira da Silva, estudante do 1° ano do ensino médio integral do Colégio Estadual Adiles Bordin.


2° Tesoureiro: Flávio Lucas Koslosvoski, estudante do 1° ano do ensino médio integral do Colégio Estadual Adiles Bordin. Analista Fiscal: Charles José Augustus de Lima Mendes, estudante do 2° ano do Colégio Estadual José de Anchieta.


1° Secretária: Larissa Alves, estudante do 9° ano do Colégio Estadual Túlio de França. Secretário de Esportes: Saymon Luiz da Silva Rucinski, estudante do 1° ano do Colégio Estadual Astopho Macedo Souza.


Secretária de Movimentos Sociais: Vitorya Rita de Oliveira Guisoni, estudante do 2° ano do Colégio Estadual José de Anchieta.


Secretárias de Políticas Educacionais: Bianca Golenia, estudante do 1° ano do Colégio Estadual Pedro Stelmachuk. Secretária de Escolas Técnicas: Lavínia Caldas Rodrigues, estudante do 1° ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Colégio Estadual São Cristóvão.


Secretária de Assistência Estudantil: Kaylaine Gelaski Matulle, estudante do 1° ano do Colégio Estadual Inocêncio de Oliveira.


Secretário de Instituições de Ensino Públicas: Gean Vitor Santana, estudante do 1° ano do Colégio Estadual Astolpho Macedo de Souza.


Secretário de Ciência e Tecnologia: Igor de Catro, estudante do 3° ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFPR - Campus União da Vitória.


Secretário de Relações Públicas: Carlos Eduardo Borhes, estudante do 9° ano do Colégio Estadual Judith Simmas Canellas.


Secretária de Entidades Estudantis: Nathielle Rocha Zimolong, estudante do 9° ano do Colégio Estadual Pedro Stelmachuk.


Secretária da Mulher: Ana Livia Neves, estudante do 3° ano de formação profissional de docentes do Colégio Estadual Túlio de França.


Em breve a Diretoria eleita da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória irá divulgar a carta aberta do Congresso para todo o público.


Por Vagner Luis, presidente da UMES UVA.

302 visualizações