• Redação UPES

Participantes do projeto de Extensão do IFPR Campus Avançado Barracão desenvolvem jogos gigantes




Por Leticia Fernanda/ Redação UPES


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma organização social, que tem como objetivo promover a atenção integral à pessoa com deficiência integral e múltipla. Essa mobilização atua através de serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita (saiba mais em https://apae.com.br/).

O projeto de extensão “Jogos Gigantes – lucidade e recreação na escola Novos Horizontes”, do IFPR Campus Avançado Barracão, tem como objetivo produzir jogos em tamanho gigante e versões ampliadas de jogos comuns para serem aplicados na escola Novos Horizontes.


Neste projeto os estudantes elaboram os jogos, os quais podem ser criados ou reproduzidos em tamanho gigante com materiais recicláveis ou de baixo custo (papelão, tinta guache, garrafa PET, etc), adaptando-os para atender as necessidades dos alunos da APAE. Estes jogos possibilitam a inclusão de deficientes, além do desenvolvimento de habilidades sensoriais e sociais dos mesmos.


Um exemplo é o jogo “Dominó de Texturas”, criado com materiais de diferentes texturas, os quais ocupam o lugar dos números nas peças, e foi desenvolvido de forma a garantir a jogabilidade para deficientes visuais e crianças com autismo ou Síndrome de Down.


Milena Smiderle, bolsista do projeto e estudante do campus, conta que o projeto atua desde 2018 e já vem apresentando bons resultados, como uma maior integração da APAE com o Campus da Cidade, desenvolvimento social (conversação, interação) dos alunos portadores de deficiências, sensibilização e quebra de preconceitos entre os estudantes do IFPR e da comunidade externa em relação às pessoas deficientes.


O projeto é orientado pela professora Cícera Andréia de Souza, e já participou de eventos como a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), o Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SEEPIN) e está sempre presente nas mostras de curso do próprio Campus.



 Sobre a autora: Letícia Fernanda de Abreu é estudante de técnico em alimentos integrado ao ensino médio pelo IFPR Campus Colombo, feminista e presidenta da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Colombo, conduz o movimento estudantil na cidade. Pretende prestar vestibular para jornalismo no próximo ano. Ama animais, adora dançar, escrever, falar em público, desenvolver projetos e nas horas vagas curti um pagodinho. Instagram: lele_fe
 


Dica da UPES: O Documento Nacional do Estudante garante que você pague meia entrada em eventos esportivos e culturais como teatro, museus, shows e estádios. Clique na imagem e solicite já a sua carteirinha estudantil.


0 visualização

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Desenvolvido por PLAY comunicação

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR