• Redação UPES

Programa cívico-militar no Estado do Paraná

Intensa mobilização da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas por todo o estado do Paraná contra a militarização das escolas.



Por Milena Y. Dos Santos


Na manhã do dia 27 de outubro, estudantes de todo o estado do Paraná se mobilizaram em uma campanha contra o Programa cívico-militar, em que visa militarizar 215 escolas estaduais em 117 municípios do estado.

O programa cívico-militar, possui como objetivo militarizar as escolas, com a proposta de se aplicar um melhor ensino. Porém, é visto que, este traz sérias consequências aos estudantes, uma vez que, retira-se o ensino noturno, tão importante para as comunidades, como também, oprime os discentes a se expressarem livremente. Além de, a gestão escolar ser comandada por pessoas que não possuem a devida preparação para se lidar com jovens.

A União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), juntamente com demais estudantes e profissionais da educação, está levantando cartazes, distribuindo panfletos e movimentando as redes, trazendo depoimentos e motivos para que o voto da comunidade escolar seja “NÃO”, uma vez que, sabe-se que a aprovação da implementação do programa irá reprimir os estudantes e criar pessoas sem autoconfiança e opiniões própria.

Ademais, como mostra uma notícia do NSC Total, o custo de um aluno militar é maior do que o custo de um aluno de escolas federais, porém, mesmo havendo um custo mais reduzido, estudantes de escolas federais apresentam um desempenho melhor do que estudantes militares no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que hoje, é a principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil.

À vista disso, é compreensível que o programa cívico-militar não trará benefícios como se mostra. E, para que haja uma solução eficaz à educação, é necessário que seja criado debates com discentes e docentes, em que os mesmos possam apresentar projetos e ideias, que realmente, irão modificar a educação.

Fonte:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/escolas-federais-custam-menos-que-as-militares-e-tem-desempenho-superior



Milena Y. Dos Santos, é uma estudante e ativista do Estado do Paraná. Ela começou a se envolver com a educação  em meados de 2018, desde lá, dedica-se a lutar por direitos e igualdade para todos.


Dica da UPES: O Documento Nacional do Estudante garante que você pague meia entrada em eventos esportivos e culturais como teatro, museus, shows e estádios. Clique na imagem e solicite já a sua carteirinha estudantil.


30 visualizações

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR