Redação UPES
Renato Feder, um elefante no Ministério da Educação
O bilionário dono da Multilaser é o novo Ministro da Educação.

Por Wellington Tiago/ Redação UPES
Quem é Renato Feder? Formado em Administração pela FGV e mestre pela USP, Renato Feder já foi diretor de escola e trabalhou na Secretária de Educação do Estado de São Paulo.
Rapaz novo, elegante, divertido e manipulador, este é Renato Feder, autor do livro Carregando o Elefante: Como livrar-se das amarras que impedem o brasileiro de decolar.
Em novembro de 2018, o então eleito no primeiro turno governador do Paraná, Ratinho Júnior nomeou um novo Secretário totalmente desconhecido da política Paranaense, nem por sobrenome algo se referia ele.
O que no começo era piadas por acreditar que Renato não conseguiria ocupar as mesmas cadeiras que ocupou Maurício Requião e até Flávio Arns, conseguiu se concretizar.
Conservador, inaugurou escolas militares em todas as regiões do Estado, escolas centenárias que tiveram suas histórias apagadas pra abrir espaço pra fardas e milicos.
O bilionário que defende a privatização do sistema público de ensino, se reuniu com a UPES, onde barrou as entidades estudantis a oferecer o documento da meia estrada para os estudantes.
Homem de poucas palavras e discursos curtos, conquistou a confiança dos poderes. Sem licitação alguma, implementou um sistema de ensino a distância envolvendo emissoras e empresas de plataformas digitais como a Google e a Mano.
Feder é totalmente o oposto de Abraham Weintraub, sua ideologia é o mercado. Politiqueiro, conquistará facilmente os poderes e não encontrará as mesmas barreiras que o ex-ministro encontrou para aprovar o projeto Future-se e outras MPs.
Feder será um elefante espaçoso no governo Bolsonaro, terá trombas longas pra dialogar com o senado e Câmara, orelhas grandes pra ouvir os poderes, e pés pesados para pisar em cima dos movimentos sociais. Tudo como fez no Paraná.
Sobre o autor: Wellington Tiago é militante do movimento social, foi presidente da União Campolarguense dos Estudantes Secundaristas, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas e atualmente é da Direção Executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Tem 20 anos e atua em defesa dos direitos da juventude e por uma educação de qualidade.
Dica da UPES: O Documento Nacional do Estudante garante que você pague meia entrada em eventos esportivos e culturais como teatro, museus, shows e estádios. Clique na imagem e solicite já a sua carteirinha estudantil.