• Redação UPES

Renato Feder, um elefante no Ministério da Educação


O bilionário dono da Multilaser é o novo Ministro da Educação.


Por Wellington Tiago/ Redação UPES



Quem é Renato Feder? Formado em Administração pela FGV e mestre pela USP, Renato Feder já foi diretor de escola e trabalhou na Secretária de Educação do Estado de São Paulo.


Rapaz novo, elegante, divertido e manipulador, este é Renato Feder, autor do livro Carregando o Elefante: Como livrar-se das amarras que impedem o brasileiro de decolar.


Em novembro de 2018, o então eleito no primeiro turno governador do Paraná, Ratinho Júnior nomeou um novo Secretário totalmente desconhecido da política Paranaense, nem por sobrenome algo se referia ele.


O que no começo era piadas por acreditar que Renato não conseguiria ocupar as mesmas cadeiras que ocupou Maurício Requião e até Flávio Arns, conseguiu se concretizar.


Conservador, inaugurou escolas militares em todas as regiões do Estado, escolas centenárias que tiveram suas histórias apagadas pra abrir espaço pra fardas e milicos.


O bilionário que defende a privatização do sistema público de ensino, se reuniu com a UPES, onde barrou as entidades estudantis a oferecer o documento da meia estrada para os estudantes.


Homem de poucas palavras e discursos curtos, conquistou a confiança dos poderes. Sem licitação alguma, implementou um sistema de ensino a distância envolvendo emissoras e empresas de plataformas digitais como a Google e a Mano.


Feder é totalmente o oposto de Abraham Weintraub, sua ideologia é o mercado. Politiqueiro, conquistará facilmente os poderes e não encontrará as mesmas barreiras que o ex-ministro encontrou para aprovar o projeto Future-se e outras MPs.


Feder será um elefante espaçoso no governo Bolsonaro, terá trombas longas pra dialogar com o senado e Câmara, orelhas grandes pra ouvir os poderes, e pés pesados para pisar em cima dos movimentos sociais. Tudo como fez no Paraná.



Sobre o autor: Wellington Tiago é militante do movimento social, foi presidente da União Campolarguense dos Estudantes Secundaristas, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas e atualmente é da Direção Executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Tem 20 anos e atua em defesa dos direitos da juventude e por uma educação de qualidade.

Dica da UPES: O Documento Nacional do Estudante garante que você pague meia entrada em eventos esportivos e culturais como teatro, museus, shows e estádios. Clique na imagem e solicite já a sua carteirinha estudantil.


0 visualização

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Desenvolvido por PLAY comunicação

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR