• Redação UPES

UPES e CUT firmam parceria para incentivar estudantes a tirarem o título de eleitor

Atualizado: Fev 11

Em reunião na última quinta-feira (06), as entidades estudantis juntamente com a Central Única dos Trabalhadores, firmaram uma parceria para promover a tiragem do título de eleitor.

Julia Zanelatto é diretora regional da UPES e pré candidata a vereadora de Curitiba.

Na última quinta-feira (06), o presidente da UPES Wellington Tiago, juntamente com a presidenta da UPE Larissa Souza, se reuniram com o recém eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR), Márcio Kieller, para tratar de uma parceria sobre promover o Projeto "Se Liga 16", que busca incentivar jovens estudantes e trabalhadores que já tem 16 anos ou mais, a fazerem o título de eleitor e participar das eleições.


O projeto Se Liga 16 é uma ação do movimento estudantil que através de palestras, caravanas e mobilização, incentiva jovens a irem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tirarem o título para que possam participar das eleições, sejam como eleitores ou candidatos. A Diretora Regional da UPES, Júlia Zanelatto de 17 anos, fez o título recentemente e segundo ela "O voto a partir dos 16 anos foi uma conquista dos estudantes, precisamos exercer nosso direito, isso ajuda a renovar a política e fazer o jovem ser protagonista da própria história", afirmou Zanelatto que também é pré-candidata vereadora em Curitiba.

Marcio Kieller, Josinilda, Larissa Souza e Wellington Tiago / Foto: Assessoria CUT



As entidades estudantis juntamente com a CUT Jovem, vão estar promovendo ações de incentivo do voto aos 16 anos através de palestras, vídeos, material gráfico e caravanas, e percorreram as escolas do Paraná durante o mês de Março e Abril levando o projeto que deve acontecer em varias cidades através da participação das Uniões Municipais, a ideia é atingir estudantes e também jovens trabalhadores que ainda não possuem o documento.


O voto a partir dos 16 anos foi uma conquista dos estudantes através de uma campanha da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que em 1988 conseguiu garantir na Constituição Federal o voto a partir desta idade e desde então todos os anos milhares de jovens buscam um Tribunal Regional Eleitoral para fazer o título e votar. Em 2018 mais de cinco mil jovens fizeram o titulo através da campanha do movimento estudantil.


Se liga 16, o prazo para emitir o documento é até seis de Maio, entre em contato com a UPES e envolva seu Grêmio e sua escola nesta campanha.




203 visualizações

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR