• Redação UPES

Valorização dos estudantes artistas de União da Vitória e região

Atualizado: Out 1


Por: Vagner Luis Carneiro de Campos



Você já pensou no quanto os estudantes secundaristas são talentosos? No quanto suas artes significam muito sobre quem eles são? Já pensou sobre o processo de identidade que os estudantes secundaristas desenvolvem a partir de suas produções artísticas?


É com esses pensamentos em mente, principalmente pautando na valorização artística dos estudantes secundaristas de União da Vitória, município da região sul do Paraná, que a UMESUVA, União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória, está lançando um novo projeto: o Circuito de Cultura Secundarista (CIRCUS) de União da Vitória.


A arte na educação escolar, segundo um artigo publicado pela equipe do portal Educamundo, site especializado em assuntos sobre a educação e suas vertentes, “desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permitindo compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. Então que tal uma entidade estudantil incentivar a prática artística, visando potencializar a criatividade dos estudantes?


Os objetivos, em suma, são criar uma rede de fortalecimento e apoio entre os estudantes da cidade supracitada, para que, virtualmente durante a pandemia, e presencialmente pós-pandemia, possa-se organizar atividades em conjunto, sendo elas: saraus, festivais, apresentações e demais eventos em prol da arte.


Para Lara Elena Oliveira Bona, Diretora de Cultura da UMESUVA estudante do Colégio Estadual Túlio de França, e Diretora Regional Sul da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), a importância do CIRCUS em União da Vitória pode ser descrita facilmente “quando se é observado que a cidade carece de valorização, de investimento e principalmente de empoderamento para artistas; principalmente para aqueles/aquelas que não tiveram contato profissional ou remunerado em suas respectivas formas de expressão, ou ainda se consideram jovens demais para o reconhecimento”. Lara continua, apresentando o projeto qual é coordenadora, “Diante dessa problemática, o projeto [CIRCUS] apresenta como solução uma forma de diagnóstico, união, empoderamento e valorização de estudantes artistas de União da Vitória, sendo um dos primeiros a visar a valorização da arte estudantil à nível municipal e regional.


Mas não, o CIRCUS não é só isso, não! Para além do fortalecimento artístico, que, diga-se de passagem, é muito importante, ele também desenvolverá ações em prol da valorização da cultura em União da Vitória e região. Afinal, toda cidade tem uma riquíssima cultura e história prontas para serem exploradas, não é mesmo?


Primeiros passos


Como primeira atividade oficial do CIRCUS durante a pandemia, a UMESUVA criou um grupo no WhatsApp para reunir os estudantes artistas de União da Vitória e região. O mesmo servirá para mobilização e desenvolvimento de futuras atividades. E aí, estudante de União da Vitória e arredores, está esperando o que para fazer parte?


Clique aqui para acessar e entrar no grupo de WhatsApp do Circus de União da Vitória.


Clique aqui para acessar o perfil oficial no Facebook da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória.



#EmDefesaDaEducação #EmDefesaDaArte #OSulDoParanáVoltou




Sobre o autor: Vagner é estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus União da Vitória, pesquisador junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil (CNPq), presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de União da Vitória através da chapa #OSulDoParanáVoltou e deputado federal jovem (2020-2021) através do Parlamento Jovem Brasileiro.




Dica da UPES: O Documento Nacional do Estudante garante que você pague meia entrada em eventos esportivos e culturais como teatro, museus, shows e estádios. Clique na imagem e solicite já a sua carteirinha estudantil.



© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR