© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Desenvolvido por PLAY comunicação

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR

  • Redação UPES

Vem ai: o maior congresso da história da UPES



O maior encontro dos estudantes do Paraná, convocado no último CEEG (Conselho Estadual de Entidades Gerais) da UPES, o 54° CONUPES irá acontecer em maio e deverá reunir mais de 1000 estudantes.


Por: Leonardo Costa


 O CONUPES como é chamado o Congresso da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, é o maior fórum deliberativo da entidade, nele estudantes secundaristas de Norte a Sul do Paraná se encontram para debater o rumo da educação paranaense e a nova gestão que irá conduzir a entidade pelos próximos dois anos.

 

O congresso da UPES é o espaço fundamental para traçar o futuro da entidade, sobretudo as lutas que os estudantes tera nos próximos dois anos e também é onde os participantes podem trocar experiências com outros estudantes, grêmios e uniões municipais.


Quando foi o primeiro congresso?

 

O primeiro congresso da UPES aconteceu em Curitiba no dia 17 de junho de 1945. Elegendo o estudante Enéas da Silva, até 1985 os congressos da UPES aconteciam anualmente para a troca de gestão, após o fim da ditadura militar em uma reformulação estatutária o congresso da UPES começou a ser bienalmente, ou seja, a cada dois anos.


O 54° CONUPES


O próximo congresso acontecerá em maio, logo após o congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), e será o maior congresso da entidade, considerando a construção coletiva que envolveu estudantes de todo o Paraná nas última gestão. É esperado mais de mil estudantes, tendo na sua programação debates, palestras, o CIRCUS da UPES com atrações culturais e shows. Para participar basta acompanhar as redes da UPES nos próximos dias e seguir o calendário.





Relembre o 44° CEEG.


O 44° Conselho Estadual de Entidades Gerais da UPES (CEEG) aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro em Curitiba e reuniu mais de 40 UMES de todo o Paraná, onde foi aprovado o prolongamento da atual gestão em mais 6 meses e eleita a CEECO (Comissão Estadual de Estrutura, Credenciamento e Organização), que é a comissão organizadora do evento. Leia na íntegra sobre o CEEG.





Relembre o último Congresso da UPES: 53° CONUPES.


O 53° CONUPES, aconteceu em 2017 nos dias 15, 16 e 17 de Dezembro em Guarapuava. O congresso contou com a presença de mais de 300 pessoas, que elegeram por unanimidade o estudante campolarguense Wellington Tiago, que na época tinha 17 anos, para presidir a UPES pelos próximos 2 anos.

195 visualizações