• imprensaupes

Zanatta é eleito Reitor do Instituto Federal do Paraná


Nesta quarta-feira (21), ocorreram as eleições para a Direção de Campus e Reitoria do IFPR, onde Odacir Zanatta foi eleito democraticamente pelos estudantes, professores e servidores da instituição com quase 40% dos votos.


Reitor Zanatta com a UPES e o Grêmio Estudantil do Campus Colombo


A UPES entrevistou Zanatta, que nos últimos anos esteve como Reitor pro tempore da instituição. Fizemos algumas perguntas sobre o processo eleitoral, campanha e resultado.


UPES: No ultimo processo eleitoral, o MEC interviu na decisão e o nomeou como reitor. Como foi permanecer e conseguir terminar uma gestão pro-tempore?


Zanatta: "Uma gestão pro tempore é uma gestão delicada, um reitor precisa ser legitimado pelo voto da comunidade, fui nomeado pelo Ministério de Educação (MEC), mas me debrucei sobre questões importantes como o apoio do movimento estudantil e a ampliação das estruturas de nossos campi"


UPES: E como avalia essa campanha e esse processo eleitoral?


Zanatta: O processo eleitoral foi de extrema importância. Visitei os 25 campi, rodamos mais oito mil KM. Tive a oportunidade de conversar com servidores, técnicos administrativos, docentes, discentes, centro acadêmicos, atléticas e grêmios estudantis. Pudemos debater as propostas, ouvir sugestões e orientação para a melhoria da campanha e para os próximos quatro anos.


Feliz pelo resultado, Zanatta responde sobre seus principais objetivos;


Zanatta: Agora O principal objetivo é garantir a nomeação como reitor e na sequência colocar em prática as propostas de campanha e poder debruçar cada vez mais na melhoria do ensino, das estruturas e principalmente garantir a educação de qualidade socialmente referenciada pública e gratuita.


UPES: E qual sua mensagem aos estudantes que tiveram papel central nesse processo tanto em comissões eleitorais, quanto na campanha?

Zanatta: Os nossos estudantes são a razão de existir a nossa existência do IFPR, nós não vamos permitir que sejam utilizados como massa de manobra, vamos zelar integralmente para que possam ser o melhor da nossa instituição. E também está selado um compromisso de nós com o Conselho Estadual dos Estudantes do Instituto Federal do Paraná (CEEIFPR), com a União Paranaense dos Estudantes Secundarista (UPES), a União Paranaense dos Estudantes (UPE), a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES) e também com a União Nacional dos Estudantes (UNE).


Reitor Zanatta e Wellington Tiago Presidente da UPES



RESULTADO FINAL:

Odacir Zanatta: 36,43%

Cleverson Vicentini: 23,27%

Frederico Fonseca da Silva: 2,85

Obstenções: 32,71%

Brancos: 2,70%



Por: Raíssa Melo e Rulianna Caldeira

573 visualizações

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Desenvolvido por PLAY comunicação

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR