
NOSSA HISTÓRIA
Fundada em 17 de junho de 1945, a UPES, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, entidade que no próximo ano completa 77 anos de história, luta e combatividade, é a entidade máxima de representação de todos(as) os(as) estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular e ensino para jovens e adultos das redes pública e particular municipal, estadual e federal, um universo de mais de 3 milhões de estudantes em toda sua base, tornando-se, dessa maneira, a maior entidade de representação do movimento social do estado do Paraná.
Durante estes quase 77 anos a história da UPES mistura-se com a história do nosso estado, essa entidade travou as principais lutas em defesa da educação, dos estudantes e do povo paranaense. Entre essas podemos listar como principais a luta pela redemocratização do Brasil, pelo fora Collor, Diretas Já, pelo passe estudantil, contra a venda da COPEL e tantas outras.
Além das lutas mais atuais como o movimento 'Caça Fantasmas' na ALEP, a luta pelo passe livre estudantil, por uma educação pública, gratuita e de qualidade, pela aprovação do estatuto da juventude, pela destinação de 50% do fundo social do pré sal, 100% dos royalties e 10% do PIB nacional investidos em educação pública e a mais recente, a PRIMAVERA SECUNDARISTA que fez nascer o movimento Ocupa Paraná que ocupou mais de 850 escolas no estado contra a Reforma do Ensino Médio (MP 746) e o Teto de Investimentos (PEC 55).
Em suas conquistas mais recentes a UPES através da campanha 'Anistia Já' conseguiu o arquivamento dos processos contra os estudantes que ocuparam as escolas em 2016 e no ano de 2019 derrotamos a Lei da Mordaça na ALEP em uma votação histórica, sobreviveu a uma pandemia lutando pela vacinação dos menores de idade, compondo a campanha "Internet pra geral" , aprovação do FUNDEB permanente e o projeto de lei "Livre para Menstruar" ,mostrando mais uma vez a força do movimento estudantil paranaense.

DIRETORIA EXECUTIVA


SEDE HISTÓRICA
A sede da UPES, que fica na Rua Marechal Mallet,250 no bairro Juvevê em Curitiba, já passou por altos e baixos. Muito da história dela foi perdida. A maior luta da sede vem de muito tempo atras e ainda não acabou, em uma gestão antiga o terreno da sede foi vendido irregularmente para a Incorporadora que comprou o terreno com valor muito abaixo do valor que ela realmente vale, nem um terço do que ele realmente vale, já que fica em um dos bairros nobre de Curitiba.
Essa Incorporadora até hoje luta para tirar a sede de lá e construir um edifício comercial no local. Atualmente eles lutam na justiça para que todo o terreno seja tomado. Em 2009, estudantes de todo estado fizeram um acampamento que durou mais de 100 dias, acampamento esse que aconteceu depois que derrubaram a sede em uma Madrugada.
Durante esses dias estudantes montaram suas barracas em cima dos escombros da casa do estudante secundarista paranaense, diversos dele foram agredidos e todos ameaçados, cada dia era uma vitoria e após os mais de 100 dias a sociedade Curitibana e Paranaense decidiu dar de volta a sede aos estudantes que com muita ajuda de toda a população, vizinhança do Juvevê e autoridades, reconstruiu a sede com financiamento da campanha "Minha Ajuda é Concreta", campanha essa que recolheu materiais de construção para que a nossa sede fosse reconstruída. Em 2010 aconteceu mais um pequeno acampamento e em 2011 mais duas vezes.
Sabemos que essa luta não acabará de um dia para o outro, mas enquanto estivermos vivos lutaremos para garantir que a história da Upes construída dentro daquela sede não seja apagada. E para que possamos mais uma vez ter uma sede bonita, bem cuidada e aconchegante para o estudante secundarista do Paraná.

