NOSSA HISTÓRIA

Fundada em 17 de junho de 1945, a UPES, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, entidade que no próximo ano completa 70 anos de história, luta e combatividade, é a entidade máxima de representação de todos(as) os(as) estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular e ensino para jovens e adultos das redes pública e particular municipal, estadual e federal, um universo de mais de 3 milhões de estudantes em toda sua base, tornando-se, dessa maneira, a maior entidade de representação do movimento social do estado do Paraná.
 
Durante estes quase 70 anos a história da UPES mistura-se com a história do nosso estado, essa entidade travou as principais lutas em defesa da educação, dos estudantes e do povo paranaense. Entre essas podemos listar como principais a luta pela redemocratização do Brasil, pelo fora Collor, Diretas Já, pelo passe estudantil, contra a venda da COPEL e tantas outras. 

 

Além das lutas mais atuais como o movimento 'Caça Fantasmas' na ALEP, a luta pelo passe livre estudantil, por uma educação pública, gratuita e de qualidade, pela aprovação do estatuto da juventude, pela destinação de 50% do fundo social do pré sal, 100% dos royalties e 10% do PIB nacional investidos em educação pública e a mais recente, a PRIMAVERA SECUNDARISTA que fez nascer o movimento Ocupa Paraná que ocupou mais de 850 escolas no estado contra a Reforma do Ensino Médio (MP 746) e o Teto de Investimentos (PEC 55).

Em suas conquistas mais recentes a UPES através da campanha 'Anistia Já' conseguiu o arquivamento dos processos contra os estudantes que ocuparam as escolas em 2016 e neste ano de 2019 derrotamos a Lei da Mordaça na ALEP em uma votação histórica, mostrando mais uma vez a força do movimento estudantil parananense. 

 
 

 SEDE HISTÓRICA

A sede da UPES, que fica na Rua Marechal Mallet,250 no bairro Juvevê em Curitiba, já passou por altos e baixos. Muito da história dela foi perdida. A maior luta da sede vem de muito tempo atras e ainda não acabou, em uma gestão antiga o terreno da sede foi vendido irregularmente para a Incorporadora que comprou o terreno com valor muito abaixo do valor que ela realmente vale, nem um terço do que ele realmente vale, já que fica em um dos bairros nobre de Curitiba. 
 
Essa Incorporadora até hoje luta para tirar a sede de lá e construir um edifício comercial no local. Atualmente eles lutam na justiça para que todo o terreno seja tomado. Em 2009, estudantes de todo estado fizeram um acampamento que durou mais de 100 dias, acampamento esse que aconteceu depois que derrubaram a sede em uma Madrugada.
 
Durante esses dias estudantes montaram suas barracas em cima dos escombros da casa do estudante secundarista paranaense, diversos dele foram agredidos e todos ameaçados, cada dia era uma vitoria e após os mais de 100 dias a sociedade Curitibana e Paranaense decidiu dar de volta a sede aos estudantes que com muita ajuda de toda a população, vizinhança do Juvevê e autoridades, reconstruiu a sede com financiamento da campanha "Minha Ajuda é Concreta", campanha essa que recolheu materiais de construção para que a nossa sede fosse reconstruída. Em 2010 aconteceu mais um pequeno acampamento e em 2011 mais duas vezes. 

 

Sabemos que essa luta não acabará de um dia para o outro, mas enquanto estivermos vivos lutaremos para garantir que a história da Upes construída dentro daquela sede não seja apagada. E para que possamos mais uma vez ter uma sede bonita, bem cuidada e aconchegante para o estudante secundarista do Paraná.

 
 

DIRETORES REGIONAIS

  • 1 - Giovana Belbet.jpg

    GIOVANA BELBET

    Regional Metropolitana Sul

  • Screenshot_14.png

    CAROLINA MOURA

    Regional Curitiba

     

  • 3_-_José_Felix.jpg

    JOSÉ FELIX

    Regional Litoral

  • 4 - Ana Heloíse .jpg

    ANA HELOISE

    Regional Campos Gerais

  • 7280804b-dde7-46d1-9f12-46dc63aaa4f6.jpg

    LUMARI ZAI RAMOS

    Regional Centro

  • d11f9a88-de35-4ff3-a52c-a2753c29b947.jpg

    NICKOLAS MAGNONI

    Regional Oeste

  • Screenshot_15.png

    PAULO GABRIEL 

    Regional Noroeste

  • Screenshot_16.png

    SUELEN LOREGIAN

    Regional Sudoeste

  • 2a7f19b2-4ae3-41b4-b756-f1ac1c447055.jpg

    LARA BONA

    Regional Sul

© 2023 por União Paranaense dos Estudantes Secundaristas 

Sede Administrativa:

Palácio dos Estudantes

Rua João Manoel, 142, 

São Francisco - Curitiba-PR

peixe